Família

Família

terça-feira, 20 de maio de 2014

QUASE MORTE

Oi pessoal, andei sumida porque tenho passado por maus momentos. No último, passei por uma experiência de quase morte. Foi muito traumático e desesperador!

Comecei a sentir falta de ar e estava com secreção no pulmão. Quando avisei que estava mal, a minha saturação (oxigenação) estava boa, e esse é o problema. Ninguém se importa com aquilo que eu falo, que sinto. Eu não minto. Se falo que estou passando mal é porque estou, mesmo que meus sinais vitais estejam perfeitos. Agir antecipadamente é sempre mais inteligente. Às vezes não é possível trazer a pessoa de volta de uma parada respiratória.

Bem, vamos focar no que senti: não conseguia respirar. Eu estava muito secretiva e, para melhorar, resolveram me nebulizar. Tentaram conectar o nebulizador à máscara do bipap e, para isso, desligaram o aparelho. Fiquei sem oxigênio e sem o fluxo de ar do bipap. Era óbvio que a minha saturação ia cair. Eu não conseguia falar, mas, ainda que discretamente, balançava a cabeça de um lado para o outro para que ligassem o bipap! Só que ninguém me entendeu. Daí, a minha saturação caiu para 72%, tive bradicardia - meus batimentos cardíacos foram para 62bpm, fiquei cianótica,  com pupilas dilatadas, unhas roxas, palidez facial e perda dos sentidos. Voltar a mim foi tão difícil! Exige tanto da gente, do nosso organismo. Voltar exige muito do físico, mas da mente também... a gente tem que querer. Fiquei exausta!

Só tem noção do que é não conseguir respirar quem já passou por isso. Você puxa o ar e ele não vem... o peito dói, você sente o coração sobrecarregado. Desesperador! Teve uma hora que a falta de ar foi tão grande e tão ruim que eu implorei a Deus para morrer logo.

No final das contas, sobrevivi, graças ao meu fisioterapeuta, Guilherme, e minha técnica, Andreia, que agiram utilizando seus conhecimentos. Quando a emergência chegou, mais de três horas depois de ser chamada, eu já estava estabilizada. Guilherme só foi embora depois que o médico chegou, pois é muito comprometido com o trabalho!

Ah! Um ponto importante: a ELA é uma doença que causa fadiga muscular... Até respirar cansa! Imagina então como é cansativo ter falta de ar, fazer ambu, fazer manobras respiratórias e voltar de uma parada respiratória. Depois de um episódio desse, deixe o paciente descansar e se recuperar. Fica a dica!

Beijos,
Dani. 


9 comentários:

  1. Dani, lutar para viver é um ato de coragem!!!

    ResponderExcluir
  2. Você é demais Dani, cada dia que passa vibro com a sua guarra e força de lutar pela sua vida, pra mim você é uma grande vitoriosa e peço muito a Deus todos os dias pela sua saúde.

    ResponderExcluir
  3. Dani,
    conheci você muito pouco na FEB. Não imaginava que ia nutrir tanta admiração por você. Quase não comento,mas sempre olho se você postou algo no seu blog. Estava tristonha sentindo sua demora. Nem sei te dizer como me sinto. Alegre por você estar lutando com tanta garra. Triste porque me sinto impotente. Se pudesse restituiria sua saúde integralmente, mas só Deus tem esse poder. E vejo que Ele preserva sua saúde espiritual íntegra. Que Ele permaneça sempre ao teu lado! bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani, trabalhei com vc na LOJA AMERICANA, não sei se vc lembra. Mas fico cada dia mais orgulhosa de ter conhecido uma pessoa tão forte e corajosa como você. Me emociono a cada dia com seus depoimentos. Parabens, DEUS te abençoe sempre e te de força. Um beijão Márcia Regina

    ResponderExcluir
  5. Dani, como você mesmo mencionou, o que deve nos motivar a viver e a garra e a vontade. Emito a você muita energia positiva através do pensamento. Se apegue a ele e seja sempre otimista, é através dos signos e palavras que emanamos nossos desejos para o universo. Não saberíamos o que é bom se não houvesse o ruim. Força e coragem. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!! Ainda hoje estava lembrando dos seus textos e estava mesmo preocupado pelo seu "sumiço". Você é um ser iluminado, sua mente é brilhante e não paro de aprender com você. Seja forte e receba minhas energias positivas para você! Beijão!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Amiga! Fiquei sabendo pela Diva... Tá difícil né!
    To com muita saudades sua... Em setembro vou pra Brasília e com certeza vou lhe visitar! Força, você é forte e guerreira, eu te adoro, muito, muito!!!

    ResponderExcluir
  8. Caramba DAni que apurooooo! Meu coraçao disparou lendo agora.... Te amo um beijo enorme Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, estou começando a ler seu blog e caí aqui por uma coincidência, mas estou gostando muito!
      Confesso que fiquei aqui do outro lado da tela respirando a cada palavra mais fundo, tentando não sentir o que vc estava sentindo!
      Parabéns pela garra!!

      Excluir