Família

Família

segunda-feira, 9 de junho de 2014

RESPONSABILIDADE

Estava me lembrando do dia em que aprendi, na prática, o conceito de responsabilidade.

Estávamos eu, a Lu, o tio Cesar e a Luange na casa da minha avó. Eu tinha uns 16 anos, a Lu 14 e a Luange uns 4. O tio Cesar precisou dar uma saída rápida e eu pedi para que a Luange ficasse conosco. Foi quando ele perguntou quem ficaria responsável por ela. Eu, na minha inocência, disse que ficaria responsável. Para o meu azar, a menina tropeçou e caiu de  cara nos fios da televisão, ficando com o rosto marcado. Meu tio chegou e chamou a minha atenção. Naquele dia, eu aprendi o que era responsabilidade. Foi uma experiência traumática, mas educadora.

A experiência valeu a pena porque pude entender que responsabilidade é compreender que nossos atos e escolhas têm consequências e que para sermos pessoas de bom caráter, nós temos que assumí-las e se, de algum modo, avocamos a responsabilidade para nós, maior ela fica, não tem jeito! Levei esse aprendizado para a vida e me tornei uma pessoa melhor, mais consciente dos meus atos e muito mais responsável.

Eu não queria que a Luange tivesse caído, mas aconteceu e eu era a responsável. De  algum modo, eu negligenciei. Bom, ainda bem que só foi um susto e ela não se machucou. A marca do fio ficou em seu rosto porque ela era uma bochechudinha linda, assim como é hoje.

Beijos,
Dani.

2 comentários:

  1. E eu aprendi e nem sabia que tinha aprendido. Tinha uns 4 anos, minha irmã caçula chorava no berço. Minha mãe, ocupada com a outra irmã me disse para cantar para Thalinha. Eu não queria, queria algo de minha mãe. Ela me mandou com rispidez e eu fui chorando. Debrucei no berço e cantei uma canção para minha irmã que parou de chorar e ficou de olhos arregalados me olhando. Parece que nesse momento me tornei responsável por ela e por outros. Nem sabia exatamente disso. Descobri há pouco tempo em terapias. Te amo Dani por trazer recordações e coisas boas. bjkas

    ResponderExcluir
  2. Filha minha, aprendi o que era responsabilidade no dia em que vc nasceu. Quanto te peguei no colo, pela primeira vez, e vi aquele ser tão pequeno e frágil necessitando de tanta proteção, cuidados e amor. Vc cresceu, se tornou uma mulher batalhadora, forte e de uma personalidade marcante. Hoje, apesar da fragilidade do seu corpo, vc continua essa mesma mulher. Te amo muito e Deus te abençoe.

    ResponderExcluir