Família

Família

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Parece, mas não é!

Muita coisa parece, mas não é. Flor de plástico parece de verdade, mas não é. A esclerose lateral amiotrófica - ELA parece morte, mas não é.

Apesar de morrermos um pouco, afinal toda transformação significa a morte do que se foi, nós não estamos mortos. Pelo contrário! Confesso que nunca estive tão viva. A medicina insiste em afirmar que o que temos é sobrevida. Ouso em dizer que esse julgamento está equivocado. Concordo que nossa rotina não é fácil, pois lutamos contra a maré. São aspirações, dificuldades para urinar e defecar, perda do pudor, fora as sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, etc...

Tudo isso para tardar o inevitável, a morte. Mas, apesar disso, eu nunca estive tão viva, meus sentimentos e percepções nunca estiveram tão aguçados e minha mente nunca esteve tão lúcida. Realmente, não mexo meus músculos, mas aprendi a ver a vida de outra forma, às vezes, pelo reflexo de um espelho. Acredito que a proximidade da morte pode em um primeiro momento parecer o fim. Mas com o tempo, nós percebemos que é o começo de uma nova pessoa. Mais corajosa. Mais resistente. Mais fria. Mais humana. Quem sabe? A transformação é individual. Mas a profundidade é tamanha que, por vezes, parece irreversível. E, amigo, só muda quem está vivo.

Beijo,
Dani.

5 comentários:

  1. Essa sua palavras são realmente vital para nós em cada letra tem vida continue vivendo meu amor.
    Fico muito feliz em poder ler tudo isso e renovar mais ainda a minha vontade de está vivo.
    Gostaria muito de poder ir até aí mais vezes, mas é um pouco complicado, mas lembre-se nunca deixo de lembrar de você inclusive e principalmente quando converso com Deus.
    Te amo.

    ResponderExcluir
  2. Dani, que saudades suas, do seu blog e entre tantas saudades me vem esse texto.
    O mais REAL e Verdadeiro texto.
    Sim, o paciente de ELA, com traqueo, gastro e tetraplegia tem muuuita vida.
    Tem que fazer fisioS, fono, to, aspirar, lateralizar, massagear a barriga, tomar remedios, aspirar, ambuzar, e recomeçar esse ciclo, mas com tuuuudo isso; tem uma mente criativa, pensativa, são inteligentíssimos, extremamente sensiveis, cativantes, corajosos, guerreiros, Seres humanos extraordinários, ah simmmm, teimosos, claros! E me ensinam muito a cada dia.
    Esqueci de te dizer! Te amo! E obrigado por ter entrado na minha vida.
    Jorge Abdalla

    ResponderExcluir
  3. Aeeee... Bem-vinda de volta! Você sabe que adoro seus textos não é? Morte é um assunto complicado, todos vamos morrer apesar de acharmos que não estamos preparados. E cá pra nós, morremos um pouco todos os dias. Achei interessante o que você escreveu quando disse que toda transformação é a morte do que era anteriormente, realmente isso é verdade, mas não tinha visto dessa forma. Às vezes mudamos tanto durante a vida que não reconhecemos quem somos. Aquela pessoa que éramos morreu. Morrem os pensamentos, as convicções e até os sonhos. Mas a prova que estamos vivos é a busca pela felicidade, dentro de nossas limitações. Limitações cultuais, financeiras, psicológicas etc. Suas limitações devem ser vistas apenas como limitações e todos as temos. Siga em frente pois ainda te resta muita vida e muita morte (transformação) pela frente. Conte comigo minha amiga. Amo você. E não se esqueça que no final tudo acaba bem!

    ResponderExcluir
  4. Dani,

    Ficamos imensamente felizes com sua mensagem positiva, de luta, de fé e principalmente de coragem.

    Coragem de perceber que, apesar de, às vezes, as transformações por quais passamos não sejam exatamente como escolhemos, ter a grandeza de perceber, que apesar de não serem, transformamo-nos em novas pessoas, com novas aspirações e desafios e sempre com aquela vontade de superação e principalmente de estarmos cada vez mais vivos.

    Que saibamos viver sempre, com toda intensidade, um dia de cada vez.

    Dos amigos, Suelene, Max e meninos.

    Beijos fraternos...

    ResponderExcluir
  5. O melhor texto que já li nos últimos tempos. Um ensinamento tão pujante, que toca direto a alma.
    Obrigado e bjs.

    ResponderExcluir