Família

Família

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Coragem

Na vida, todos temos que ter coragem, mas portadores de algumas doenças, como a ELA, precisam ter mais coragem que as pessoas saudáveis. Passamos por situações inimagináveis. E sempre observo que os portadores de ELA são fortes e corajosos. É quando eu penso que nada é por acaso. Há um motivo para eu estar nessa situação.

Aqui no blog, eu vou compartilhar com vocês, os meus momentos de coragem.

  • Coragem para aguentar, aguentar e aguentar.
  • Coragem para tentar superar, para conseguir superar e para não conseguir superar.
  • Coragem para acordar de manhã sabendo que minha rotina é pesada.
  • Coragem para ir dormir apesar do medo de morrer de falta de ar.
  • Coragem para tomar banho sabendo que ele vai durar umas duas horas, que eu vou sentir dor e incomodo durante o deslocamento no guincho e que precisarei ser aspirada umas 4 vezes por causa do excesso de movimento do corpo.
  • Coragem para tomar banho e ver que todo o esforço e sacrifício valeram a pena porque eu me sinto limpinha.
  • Coragem para tomar banho de  sol, no quintal aqui de casa, depois do banho, apesar de sentir muita dor nas costas e no quadril pelo excesso de tempo na mesma posição.
  • Coragem para chegar ao limite e, ainda, aguentar mais.
  • Coragem para agradecer a Deus por eu ter um guincho e poder tomar banho no banheiro.
  • Coragem para seguir em frente quando eu quero  recuar.
  • Coragem para recuar, quando todos querem que eu siga em frente,
  • Coragem para aceitar que pulsionem a veia da minha cabeça, depois de meia hora chorando de medo, para ouvir do médico que sugeriu o procedimento, que nem ele e nem o técnico de enfermagem que estavam aqui, sabiam fazer o procedimento e não iriam arriscar.
  • Coragem para levar umas 100 furadas pelo corpo, em 40 dias, até achar um acesso venoso.
  • Coragem para dizer não e não ser respeitada.
  • Coragem para dizer a verdade em qualquer circunstância.
  • Coragem de enfrentar a solidão se isso representa meu bem estar.
  • Coragem para enfrentar quatro infecções recorrentes.
  • Coragem para fazer várias nebulizações, manobras pulmonares, aspirações, ambus e cough assist para tentar manter meu pulmão limpo.
  • Coragem para valorizar os pequenos momentos de felicidade.
  • Coragem para enfrentar os momentos de tristeza, chorando até me acabar.
  • Coragem para enfrentar o preconceito se isso representa o meu bem estar.
  • Coragem para aceitar que sozinha não sou nada e que para ultrapassar meus limites, eu preciso estar cercada de pessoas que me incentivem e me apoiem.
  • Coragem para aceitar que não sou mais independente e que dependo 100% do outro e que esse outro pode não ser muito legal comigo.

 E o mais importante:
Coragem para recomeçar quando muitos acham que é o meu fim.

E quando a coragem falta, o que sempre acontece, afinal sou humana, eu penso primeiro em Deus, depois na minha família e nas demais pessoas que me amam e que desejam meu bem estar. Isso me dá uma força e uma coragem impressionantes, algo fora de série, que me transforma em uma leoa defendendo suas crias. Passa o tempo e o desânimo vem de novo, aí eu penso primeiro em Deus e o ciclo vai se repetindo... momentos de coragem e desânimo, mas sempre lutando pelos momentos de coragem.


13 comentários:

  1. Lindo!!!
    É maravilhoso ler como vc tem o dom de fazer algo lindo diante de seus momentos de dor e tristeza
    Sua coragem é lunda!
    Seu blog é incrível

    ResponderExcluir
  2. Dani querida, muito bem escrito esse seu texto assim como todo seu blog, e no final você como sempre nos deixa uma linda lição: Com amor e com fé em Deus, com a ajuda das pessoas que nos amam, conseguimos superar os mais difíceis obstáculos e tiramos, não sei de onde, coragem para lutar, viver e ser feliz! Obrigado por compartilhar essa lição de vida conosco, e em especial por estar cada dia mais presente na minha vida.
    Beijos
    Jorge

    ResponderExcluir
  3. Que lindo esse exemplo que deixa para todos nós. Que Deus te recompense por tudo isso . Vc nos enche de orgulho e de admiração.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Texto muito inspirador! Que Você continue gozando dessa força tremenda e siga rumo à sua evolução espiritual! Agora não me faltará coragem!

    ResponderExcluir
  5. Que a coragem lhe acompanhe por toda vida !!

    ResponderExcluir
  6. apaixonante, doido, maravilhoso, impulsionante, maravilhoso, instrutivo, forte, confortante! Obrigado pela leitura. obrigado pelo ensinamento!. bjs

    ResponderExcluir
  7. O que é ter coaragem? Eu aprendo com vocês diariamente quando leio textos como o seu, quando lembro que existem pessoas no mundo inteiro passando por isso, quando vejo algumas reportagens, quando olho para o meu sogro superando a ELA todos os dias. Força, fé e muita coragem sempre! Essa luta é de todos nós!

    ResponderExcluir
  8. O que é ter coaragem? Eu aprendo com vocês diariamente quando leio textos como o seu, quando lembro que existem pessoas no mundo inteiro passando por isso, quando vejo algumas reportagens, quando olho para o meu sogro superando a ELA todos os dias. Força, fé e muita coragem sempre! Essa luta é de todos nós!

    ResponderExcluir
  9. A coragem vai muito além dessas suas palavras! A coragem passa por vários caminhos por onde você já trilhou e brilhou! Muitas vezes a coragem passa por caminhos tortuosos e obscuros mas tenho certeza que a VERDADE que você conhece muito prevalecerá sempre.... Portanto.... vamos lá....

    ResponderExcluir
  10. QUERIDA DANI, EM DEUS, TUDO SE TORNA MAIS FÁCIL; EU SEI QUE É FÁCIL,PARA QUEM ESTÁ DE FORA; MAS, TENHA, FÉ, SEMPRE, E ACREDITE NO SEU PODER QUE VC. TEM DENTRO DE SI MESMO; EU FIQUEI COMOVIDO, COM VC, COMO A GENTE TEM QUE PARAR REALMENTE DE RECLAMAR DA VIDA, QUE SEMPRE TEM GENTE TENDO MAIS PROBLEMAS DO QUE NÓS; E SABENDO VIVER COM MAIS ALEGRIA EM DEUS DO QUE NÓS MESMOS; VC. É UM EXEMPLO DE VIDA., E EU FICO EXTREMAMENTE NUMA SITUAÇÃO DE PARADOXO; PORQUE NÓS RECLAMAMOS MUITO; SENDO QUE O CERTO SERIA, SOMENTE AGRADECER A DEUS, SIMPLESMENTE AGRADECER, NÃO POR VELA SOFRENDO E A GENTE, NÃO, MAS POR VER VC. COMO UM EXEMPLO DE DIGNIDADE DE PESSOA HUMANA E QUE TEM VONTADE DE VIVER, E QUE CERTAMENTE DIANTE DE DEUS, VC, TEM MUITOS MÉRITOS. QUE DEUS TE ABENÇOE GAROTA, VOU PEDIR A DEUS QUE TE SEMPRE MAIS FORÇAS, PARA VC. SEMPRE NOS SER EXEMPLO DE VIDA E CORAGEM E DISCIPLINA E PRINCIPALMENTE DE MULHER GUERREIRA - SÓ PODERIA REALMENTE SER MULHER, PARA SER TÃO GUERREIRA, MEUS PARABÉNS, MINHA QUERIDA GUERREIRA LINDA, DEUS TE ABENÇOE CADA VEZ MAIS!!!!! BEIJOS E ABRAÇOS DE CORAÇÃO BSB-DF.

    ResponderExcluir
  11. Rogerinho.mota.22@gmail.com - esse é outro e-mail meu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É O MEU MAIS NOVO E- MAIL DE CONTATO COM ROGÉRIO SOARES MOTA

      Excluir
  12. OLA IRMA EU TBM TENHO ELA HA 9 ANOS - VIVI E VIVO CADA LINHA Q VOCE ESCREVEU - MAS SEI Q DEUS ESTA NO COMANDO DE TUDO - OUVE ESSE HINO SE PUDER
    https://youtu.be/GLwYVRhFKfo

    ResponderExcluir