Família

Família

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Moradia e Qualidade de vida

Não há lugar melhor no mundo que nossa casa.  Com toda certeza,  o lugar onde moramos reflete nossa qualidade de vida.  Seja pelo conforto,  pela distância do trabalho ou simplesmente por ser o nosso cantinho.

Quando construimos minha casa, eu já estava doente. Não sabíamos o que eu tinha, mas mesmo assim, eu pedi para fazer a casa adaptada.  Meu pedido foi negado e dois anos depois, diagnosticada com ELA e na cadeira de rodas, tivemos que reformar a casa.  Por um lado foi bom porque na época eu era paciente do Hospital Sarah e a equipe de lá nos orientou na reforma, Inclusive com visita técnica multidisciplinar.

Foi então que tive qualidade de vida. Atualmente, eu posso frequentar qualquer ambiente da minha casa. Isso não tem preço. Meu quarto não tem janela, ele tem uma porta que dá direto para varanda. Isso facilita meu deslocamento pela casa e o acesso da ambulância porque tem um portão do lado do meu quarto que dá direto para a rua. Além disso, eu consigo ver a varanda,  a piscina e  as pessoas quando estou deitada na cama. Ainda tem meu banheiro todo adaptado que é espaçoso e arejado. Com ele,  eu tenho mais conforto no meu banho. Enfim, por melhor que fosse um apartamento, ele jamais me proporcionaria tanto bem estar e  qualidade de vida como a minha casa. Afinal, ela foi adaptada pensando em todas minhas necessidades. Para um deficiente físico ter todas essas oportunidades de deslocamento, conforto e vida é muito importante porque aumenta nossa expectativa e qualidade  de vida. Esqueci de falar da Nina, minha cadela, que torna meus dias mais felizes e é parte essencial no meu tratamento. Quando nos mudamos para casa, meu marido não queria cachorro porque ele já havia tido alguns e eles davam muito trabalho. Realmente, ele estava certo. O trabalho é enorme, mas é recompensador. É uma delicia ter cachorro.

Tivemos muita sorte na hora de mobiliar nossa casa porque ganhamos muita coisas.  Ganhamos móveis aleatórios que juntos combinaram e deram certo. Pelo menos, eu adoro a decoração da minha casa. Uma das minhas tias materna nos deu as 4 mesas e 16 cadeiras que ficam na varanda,  2 sofás de 2 lugares, uma mesa de centro,  uma mesa lateral e uma oratória. Uma outra tia materna nos deu a mesa da cozinha, com 6 cadeiras e 2 cadeiras de ferro. Meus pais nos deram o fogão da cozinha,  um freezer,  a geladeira da churrasqueira, um sofá de 2 lugares, a mesa de jantar, uma mesa de centro e uma mesa lateral . Minha sogra nos deu uma cama de solteiro. Apesar da mistureba, a decoração deu certo,  ficou aconchegante e a minha cara.

Na verdade, não importa como é a nossa casa, se ela tem mobília, se É bem localizada ou não. O que importa é que ela é o nosso refúgio. É o lugar onde podemos ser nós mesmos. Onde nos despimos de nossas máscaras. Por isso, eu sempre falo, só quem sabe o que acontece em uma casa é quem mora lá. Você pode frequentar aquela casa e mesmo assim não saberá os segredos daquelas paredes. Isso é bom. Afinal, precisamos de um lugar assim.

Desejo que sua casa seja mais que um amontoado de paredes e mobília. Para ter qualidade de vida em nossa casa, ela precisa ser um lar repleto de pessoas que se amam e se respeitam.  Desejo isso a você, amigo leitor.

Um agradecimento especial as minhas duas tias maternas, aos meus pais e a minha sogra pela ajuda .

Obrigada.
Beijo.
Dani.

3 comentários:

  1. Realmente sua casa é sensacional, muito confortável e com espaços adequados para suas necessidades.
    Esqueceu de falar que a Nina é uma cadela especial, meiga, amiga , diferenciada que tbm por isso conquistou a todos.
    Graças a Deus teve a oportunidade de conquistar tudo isso que hoje te oferecem essa tão sonhada por todos , qualidade de vida.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Dani, cheguei aqui através de um comentário e compartilhamento de uma amiga no facebook. Não prestei muita atenção no título, mas chegando aqui fui lendo todas as postagens (faltam algumas mais antigas). Ia salvar seu blog nos favoritos para ler depois e comentar depois... Levei o cursor ao 'x' para fechar, mas não consegui... Tenho família, amigos, uma filha adorável, mas moro sozinha. Posso exercer atividades rotineiras, ler, falar, andar, etc., mas a sensação, agora, é que não sei aproveitar, agradecer e compartilhar tudo que tenho - tudo que sou! Desculpe se não escrevo mais nesse momento - estou emocionada e feliz por ter encontrado Eu e Ela, Ela e eu; por ter encontrado Você, mesmo que somente por aqui. Um beijão carinhoso no seu coração e, se me permitir voltarei para agradecer mais vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida Ana, você que me emociona com suas palavras,..
      fico feliz po poder te ajudar a Refletir um pouco sobre sua vida,.
      passe sempre por aqui.
      beijo grande e felicidades

      Excluir