Família

Família

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A GASTROSTOMIA

No post anterior, eu falei como havia passado mal após o procedimento da gastrostomia (GTT). Agora vou contar da minha vida, ou melhor, da  prisão que ela se tornou depois disso. Eu fui iludida de que a GTT funcionaria como um "arroz com feijão", e continuaria tendo o prazer de comer só coisas gostosas pela via oral.

Comecei a receber a dieta pela sonda pelo chamado sistema fechado, no qual eu ficava conectada 24 horas por dia à bomba de infusão. Por uma semana, a coisa funcionou dessa forma, me causando diarreia, o que era muito humilhante. Já não bastasse ter um estranho limpando a minha bunda, era difícil controlar a vontade e eu acabava sujando tudo ao meu redor. Além disso, eu sentia uma mistura de raiva e tristeza vendo aquela sonda de silicone de aproximadamente 20cm presa à minha barriga.

Depois de uma semana, iniciei o uso do sistema aberto. As coisas começaram a melhorar um pouco e a diarreia ficou mais controlada. A partir de então, só fico conectada ao aparelho de infusão para receber a dieta em horários pré-definidos, mas continuo me sentindo em uma prisão.

Privacidade e intimidade são coisas que não fazem mais parte da minha vida. Nem sequer meus pais, que me visitam diariamente, acompanham a rotina de higiene pessoal do meu dia-a-dia. Aliás, acho que ninguém imagina com é a intimidade de um paciente acamado. Quando as pessoas chegam, eu estou limpinha e cheirosa para que elas possam usufruir dos melhores momentos comigo.

Vocês nem precisam dizer que a GTT foi melhor pra mim, que vou ganhar peso, receber novos nutrientes... Diante de tudo isso, pergunto: até que ponto esse novo conceito de alimentação aumenta a qualidade de vida do paciente ou somente prolonga seu sofrimento? (assunto para outro post)

Ainda assim, sou grata às cuidadoras, que tratam de mim 24 horas por dia.

Beijos,

Dani

3 comentários:

  1. Dani sou leiga no assunto, mas deve ser muito chato isso tudo. Queria que a medicina estivesse mais avançada nesse método tão doloroso e incomodativo. Beijos querida. Eliane (329)

    ResponderExcluir
  2. Dani, sei bem como é sua rotina e tenho um enorme prazer de fazer parte dela.
    Me desculpe por ainda não saber a mais confortável posição, o jeitinho de te pegar, estou me dedicando pra aprender pra te proporcionar o melhor conforto.


    Um beijo, pessoa linda!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani!
    Meu nome é Cristina e esouecim gtt ha3 semanas. Não sou acamada,mas não conseguia comer após fazer radioterapia na garganta. Hoje já como caldos e solas, tomo sucos, e graças a gtt estou ganhando 2 quilos por semana. Não se desespere, é uma fase difícil, mas vai passar 😍

    ResponderExcluir