Família

Família

domingo, 9 de fevereiro de 2014

VERDADE

Percebi que meu último post não deu muito Ibope. As pessoas podem ter ficado chocadas, impactadas ou terem achado um absurdo o que leram. Mas essa é a minha verdade, e quem me conhece, sabe. Prefiro a mais amarga verdade que a mais doce mentira. Não sou mulher de meias-verdades. Por exemplo, se o meu marido faz uma comida e me pergunta se está boa, e eu achar que está ruim, eu falo mesmo para ele que está ruim. Ele fica um pouco chateado, mas, com a minha verdade, eu estou dando a ele a oportunidade de melhorar o prato.

O que me incomoda são as mentiras sociais que são impostas diariamente. Uma vez, durante a minha aula de pós-graduação, um grupo fez uma apresentação medíocre sobre um determinado assunto. Ao final, o professor veio em minha direção e me perguntou o que achei. A minha sorte foi que a colega ao lado se antecipou e disse que o trabalho tinha sido ótimo. No intervalo, eu e meus colegas mais próximos rimos muito, porque todos sabíamos que o trabalho tinha sido ruim e que eu falaria a verdade. Daí a necessidade da mentira social. Se eu tivesse falado a verdade, eu seria odiada pela turma.

Em outra ocasião engraçada, como de costume, falei a verdade. Eu e Alkinder estávamos saindo há pouco mais de um mês e fomos ao encontro de um casal de amigos dele no La Massas, um restaurante no Lago Sul, em Brasília. Esse amigo nos perguntou se estávamos namorando. Enquanto eu balançava a cabeça negativamente, o Alkinder dizia "sim", o que o deixou todo constrangido. Ora, nós ainda não estávamos namorando e ele nem havia feito o pedido oficial! Pouco tempo depois, ele me pediu em namoro e enviou por e-mail a canção Minha Namorada, de Vinícius de Moraes, canção essa que escolhi para meu cortejo de entrada na igreja durante nosso casamento. Depois de mais de dez anos do pedido de namoro, ainda me emociono com essa música, e acho que valer a pena ouvir. (Clique aqui para ouvir.)

Enfim, acho uma hipocrisia a sociedade nos impor as mentiras sociais. Crescemos despreparados para a vida, pois na nossa sociedade, ser sincero e verdadeiro é considerado falta de educação. No fundo, percebo que somos criados para nos sentirmos ofendidos e magoados quando a verdade não nos é conveniente.

Beijos,

Dani

15 comentários:

  1. Também penso que a hipocrisia social é algo nojento, mas que infelizmente necessitamos lançar mão dela às vezes. Tenho lido sempre o seu blog e gostado muito do que você escreve. Achei que o diário é excelente par ocupar sua mente e informar às pessoas com eu que te acompanham nessa luta. bjkas dessa sua tia postiça

    ResponderExcluir
  2. Vou te confessar... meu afeto por você vai além do profissional.
    Acredito que já percebeu a minha sinceridade, afinal você observa tudo até meus jalecos (risos).

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. Você é capaz do impossível. Mesmo a vida te mostrando ser tudo tão difícil, suas barreiras só você pode ultrapassar.

    ResponderExcluir
  4. Outra marca forte da Dani, a verdade.

    ResponderExcluir
  5. Eu sabia que ia sobrar pra mim! rs, beijos

    ResponderExcluir
  6. ADOREI!!! Mas quem está preparado para ouvir as verdades?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Dani Amei tudo que você escreveu!!Eu também procuro sempre falar a verdade e várias vezes sou odiada por isso!!Deus mande todos os anjinhos para cuidar e proteger você sempre!!Adriana Cirqueira .Um grande beijos

    ResponderExcluir
  8. Dani, você é transparente...!! Isso não é muito "agradável" para alguns... Mas continue assim, sendo verdadeira, transparente! Sorte de quem pode ouvir verdades..... Feliz de quem sabe enfrenta-las! :) Amo você... E ser verdadeira é, certamente, algo que me exclui ou insere em grupos de amigos, ou nem tanto amigos. :) Amo você! bjs.

    ResponderExcluir
  9. É verdade, Dani.Eu se não gosto de alguém já demonstro logo e se algo não me agrada falo mesmo ,mas aí sou chamada de grossa.bj

    ResponderExcluir
  10. Prima, você tem toda a razão. Eu fiquei sem saber o que comentar no outro post mesmo. Toda aquela verdade jogada assim na nossa cara e a gente fica sem saber o que dizer! A sociedade nos tira a espontaneidade e você dizer que uma intervenção como aquela pode ter o efeito de prolongar o sofrimento do paciente me incomodou e o que eu poderia comentar de volta? Eu concordo com você. Mas o que a sociedade nos impõe é que comentemos com aquela hipocrisia de sempre, de passar a mão na cabeça de quem está passando por situações como a sua, para que essas verdades nuas e cruas sejam colocadas para debaixo do tapete. Mas continue escrevendo esse tipo de post que são os mais importantes! É assim que você vai sambar na cara da sociedade!!!

    ResponderExcluir
  11. Dani... sabe aquela frase... "Falou pouco, mas falou tudo!?" ... pois é, acho que poucos textos se aplicam tão bem a isto como este seu. Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Dani......sou sua admiradora incondicionavel! As pessoas são hipócritas mesmo, principalmente quando se fala a verdade...elas nunca querem escutar a verdade! Parabéns por sua coragem! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Engraçado... Quando vi o termo "mentira social", achei que era um termo seu... Aí fui no wiki e descobri que há uma definição formal para este termo. O texto é enorme, e fiquei com preguiça de ler tudo. Obviamente, você conhece, mas para os demais que venha a passar por aqui com o mesmo despreparo que eu, vai um resumo: mentira social - "A necessidade de mentir..., onde a mentira é inofensiva, e há circunstâncias onde existe uma expectativa de se ser menos do que totalmente honesto devido a necessidade ou pragmatismo. ".
    Resta saber: quando, de fato, a mentira é inofensiva?

    ResponderExcluir
  14. Não sei se a falta de ibope foi por conta da "verdade nua e crua", mas também acredito nela, doa a quem doer, em se tratando de assuntos sérios... E ELA é um assunto muito sério...
    Os portadores já tem muitos obstáculos a enfrentar, claro que é uma doença que atinge a todos em volta, mas essa é a hora de pensar em em você!
    Conheci seu blog há pouco, estou lendo desde o início! Parabéns pela força e coragem! Bjo

    ResponderExcluir