Família

Família

sexta-feira, 7 de março de 2014

COMO SABER?

"Como será o amanhã?
Responda quem puder
O que irá me acontecer?
O meu destino será 
Como Deus quiser
Como será?"
Simone


Sempre fui uma adolescente e uma mulher comportadas. No quesito drogas, rock'n'roll e homens, nunca dei trabalho para os meus pais. Tanto que eu tenho uma prima cuja mãe só deixava a filha sair comigo porque assim achava que ela estaria longe das más influências. Odiava esse rótulo!!! Mas eu era assim. Na minha quadra, era conhecida como a santinha do 101 - número do apartamento onde morava.

Era moça para casar. Eu dizia que queria casar virgem! Hahaha... Nunca fui de beijar muita boca, até porque tinha nojo e medo de pegar herpes.  Só tive dois namorados: com o primeiro, namorei quase sete anos; com o segundo me casei. Nunca fumei maconha ou cheirei lança perfume. Sempre odiei cigarro.

Hoje, deitada nessa cama, eu me ARREPENDO DE TUDO QUE NÃO FIZ. Devia ter beijado mais, depois tratava da herpes, se fosse o caso. Devia ter fumado maconha e  ficado doidona pelo menos uma vez na vida. Imaginem quantas vezes eu poderia ter me apaixonado e me desapaixonado naqueles sete anos de namoro com o meu primeiro namorado! Provavelmente, teria sido mais feliz. Como saber? Na fase de experimentações, eu não  estava experimentando. E agora, que tão jovem perdi a vida, tenho lembranças e saudades de coisas que nunca fiz. E se nunca fiz é porque achava errado. Ah, se eu tivesse coragem, como teria sido? E se eu tivesse sido outra pessoa, teria tido esse fim? Como saber?

Beijos,

Dani

16 comentários:

  1. Você é como deveria ser. Amiga, leal, divertida e humana. O nosso destino somos nós que traçamos. Tirando ad "peças" que nos são pregadas pela vida, ser certinha ou piradinha é escolha. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que viveu da forma que te fazia feliz,isso é o que importa... e ser uma pessoa digna...bjs

    ResponderExcluir
  3. Dani, nunca saberemos . Tenho certeza q vc fez o q devia ter feito e agora deve continuar da melhor maneira, vc tem uma cabeça boa e isso é fundamental para aproveitar e ultrapassar os limites de cada desafio do momento. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Efeito borboleta é um termo que se refere à dependência sensível às condições iniciais dentro da teoria do caos. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a cultura popular, a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.
    fonte: Wikipédia

    ResponderExcluir
  5. Dani,
    Esta pergunta não quer se calar na maioria das pessoas. E se eu tivesse amado mais...vivido mais..feito coisas que não fiz...será que eu teria sido mais feliz??? Jamais saberemos....acho que é até melhor imagina que sofreriamos duplamente, o ontem passou...e fizemos o que achamos que era o melhor ou o que foi nos concedido fazer. O hoje, são cada segundo que vivemos e vamos tomando decisões as vezes que nem raciocinamos, ou consequencias do ontem..ou inesperadas...mas que não dependem só do nosso querer e poder, e devemos tentar vive-lo da melhor forma o possivel..pois viver é morrer cada respirar.E o futuro? " Como será o amanhã , responda quem puder..como diz a música" sempre será uma interrogação.Tem pessoas que passam por estes tres tempos e nem percebem ..outros como Você minha querida vem com a missão de nos dar uma visão de viver com intensidade..que dão aula de superação..de amor..de dor..de todos os sentimentos..mas o mais importante de luta...desistir jamais. E cada leitura que faço..de um texto seu..aprendo..cresço e me fortaleço para lutar pelas minhas chagas...pelos meus hojes..O Mestre Maior é perfeito e nos deu a sua sabedoria e experiência, para parar e refletir, que existe uma Guerreira e porque não dizer vitoriosa que nos dá uma lição de amor..dor...superação..e nada é por acaso. Reverencio e cada dia te respeito e te admiro pela sua Raça e Vida!!! Obrigada Dani ..anjo de luzzz!!! Beijos no seu coração!!! Eu cada dia me torno uma pessoa melhor..através de você!! Deus te abençoe sempre!!!
    Solange Neves

    ResponderExcluir
  6. Dani, amei seu post... amei saber que ele surgiu de algo que conversamos, de experiências que trocamos, de memórias de um tempo que não volta mais, mas que fica aqui dentro da gente, bem guardadinho e só a gente e pessoas especiais podem acessar. Você é uma delas.

    Depois que saí da sua casa ontem, fiquei pensando em muitas coisas, na brevidade da vida, na fragilidade do corpo, na eternidade do amor... tudo isso conversamos em poucas palavras, mas foram suficientes para mudar algo aqui dentro de mim. Posso dizer, minha amiga, que não sou mais o mesmo, e graças a nossa conversa, que foi simplesmente maravilhosa.

    Somos como um sopro nessa terra, nossa vida é muita rápida, tudo passa e não devemos nos fixar em pequenas coisas, em pequenos problemas e sim em pequenos detalhes, estes sim fazem toda a diferença.

    Comecei a ler o seu blog pelo nosso post, se é que posso chamar assim... e vou guardar pra sempre no meu coração e na minha memória que uma boa risada nos leva para um lugar onde nada importa. Quando rimos esquecemos das dores, das doenças, das coisas que nos incomodam e vamos para um lugar melhor... guardo aqui dentro do peito cada gargalhada que demos, pois não foram risadas, foram verdadeiras gargalhadas, cheias de emoção, alegria e nostalgia.

    Uma música que retrata bem este seu post é Epitáfio, dos Titãs, vou deixar um pedacinho dela aqui...

    Devia ter amado mais
    Ter chorado mais
    Ter visto o sol nascer
    Devia ter arriscado mais e até errado mais
    Ter feito o que eu queria fazer
    Queria ter aceitado as pessoas como elas são
    Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

    Pode deixar que cumprirei, com maior brevidade possível, aquela promessa que te fiz.

    Fica com Deus minha amiga... e no final DÁ TUDO CERTO!

    ResponderExcluir
  7. Dani, desculpe escrever mais uma vez neste post, mas é que aqui me sinto em casa, pois participei dele (kkk).

    Durante nossa breve vida nessa terra, criamos tabus, muralhas, barreiras de todas as formas, primeiramente para nos proteger e muitas vezes para servirem de base para nossos ataques.

    Nossa conversa foi uma verdadeira montanha russa, conversamos sobre coisas sérias, engraçadas, tristes, alegres. Subindo e descendo, mas teve um momento que vivenciei um verdadeiro looping e fiquei de cabeça pra baixo. Este momento foi quando você me indagou sobre o perdão e me perguntou sobre arrependimento. Duas palavras que têm que estar juntas em determinado momento para se tornarem eficientes e curadoras. Ferimos, somos feridos e muitas vezes pensamos... É a vida que segue! e não liberamos as pessoas das nossas próprias feridas. Não são as pessoas que nos ferem, elas apenas têm atitudes humanas e normais, nós é que nos deixamos ferir.

    Aprendi que o perdão liberta. Libera os outros e libera você. Vivemos, todos nós que estávamos aí, (Você, eu, Aline, Vivi e Carol) um momento, como você mesma retratou tão bem, MUITO FODA. Pessoas se feriram, caminhos foram traçados, rotas tiveram que ser reajustadas... Enfim tudo mudou. Mas creio que existem certas atitudes que, não posso dizer que mudam as coisas, mas amenizam seu sofrimento, diminuem a questão do ser MUITO FODA... E uma dessas atitudes é um pedido de perdão. Pedi perdão para você, para Carol, mas ainda faltam alguns pedidos que farão parte da minha vida, pedidos estes que nos tornam pessoas mais livres para vivermos e sermos felizes.

    Dani, amo você. Você é uma amiga e tanto... Assim como você me disse, também tenho saudade dos velhos e bons tempos... Guardo eles aqui dentro... E vou levá-los sempre comigo.

    Me perdoa também pela ausência nos momentos que você precisou de mim... E eu estava mais preocupado com a minha vida. Percebi isso quando a frase que mais ouvi foi: - NOSSA! QUANTO TEMPO! Tempo este que não volta, que não controlamos, que nos derruba... Durante muito tempo faltou apenas uma coisa... Perdão! Perdão para conviver com pessoas importantes, com pessoas que tornam nossa vida melhor, com pessoas que trazem sentido a vida que vivemos...

    Obrigado amiga por me ensinar que o perdão é fundamental para dar boas gargalhadas, aquelas que sempre dávamos e que li em um de seus posts... Você, me ajudou a recuperá-las (gargalhadas) quando me perdoou e me agradeceu por ter perdido perdão.


    Vou deixar mais um trechinho de música pra você, essa é de Edu e Maraial, chama-se PRA RECOMEÇAR e fala assim:

    Pra recomeçar
    Quero trazer de volta o meu sorriso
    Encontrar alguém que tenha haver comigo
    Quero amar como se fosse a primeira vez


    Dani, vamos sempre amar como se fosse a primeira vez, porque se assim for não precisaremos catar os cacos, pedir perdão e viver a solidão. Fica com Deus... E não se esqueça que NO FINAL DÁ TUDO CERTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada André pelo texto. Lindo e perfeito. Você escreveu tudo que eu gostaria de dizer a Dani e ouvir também.Obrigada. Foi muito bom te reencontrar. Bj.

      Excluir
  8. Dani, a gente tinha uma turma bem certinha, né? E confesso que tudo que compartilhamos naquela época foi bom demais. Força! E, a propósito, há quanto tempo eu não "via" o André... O vida que corre. Deus está com você e sempre estará, Dani.

    ResponderExcluir
  9. Para mim, você foi e é o que determinou que seria. ... E com certeza porque assim foi e é melhor para você.
    Pode parecer que perdeu muitas oportunidades aqui, nesta dimensão, em que estamos todos presos ao Ego, à ilusão do tempo, do espaço e da matéria, às nossas limitações humanas, ao que podemos ver com os olhos do corpo e racionalizar com o cérebro.
    Mas, como disse seu amigo André: “Somos como um sopro nessa terra, nossa vida é muita rápida, tudo passa”.
    Sendo assim, de fato, você não perdeu nada... Afinal, não é aqui que as coisas acontecem... Esta nossa passagem não é, de fato, uma fagulha, um relâmpago, uma faísca neste mar de possibilidades chamado Universo?

    ResponderExcluir
  10. Dani,

    Boa noite, conforme Deus permita.

    Li os comentários sobre o tema “Como Saber?”. Ótimos e sábios comentários. Más gostaria de analisar o tema por outra ótica levando em consideração todo o texto, porém focado no último parágrafo, “ARREPENDO DE TUDO QUE NÃO FIZ”.
    Apesar de tudo a vida é linda e interessante, exatamente, porque não sabemos o que poderá acontecer amanhã e, ainda, porque não devemos nos preocupar tanto com o futuro, pois, este, poderá ser totalmente adverso ao que planejamos.
    A citação bíblico em Mt. 6,34 nos diz: “Não vos preocupes, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.”
    O texto Bíblico faz referência às necessidades humanas no amanhã, más não elimina as preocupações morais e físicas danosas ao próprio individuo ou a outrem no futuro.
    Você teve uma formação moral, ética e etc., baseada em princípios sólidos que lhe permitiram fazer o correto julgamento do que seria certo ou errado.
    Existe uma máxima que diz: Pra que inventar a roda se ela já existe? Isto também pode ser aplicado às experiências anteriores. Ora se eu sei que o fogo queima qual a necessidade de por a mão no fogo?
    Não restam dúvidas que existem exceções em alguns resultados de procedimentos condenados pela experiência, como por exemplo: Temos presidentes de partidos políticos, de países da América do Sul que o ponto mais forte para que fossem eleitos foi e é o uso da maconha. Temos grandes empresários e presidentes de países que o forte para ter obtido êxitos em seus objetivos foi não estudar, pois poderiam estar perdendo tempo. Existem hoje muitas personagens que por conta do uso da droga destruíram, destroem e continuarão a destruir pessoas inocentes. Estes trilharam por caminhos que nós entendemos como errados, pelo menos eu continuo pensando assim. Ora se pessoas lúcidas muitas vezes agem de forma inadequada, imagine o doidão.
    Se fosse perguntado a min: “Se a Dani pudesse ter feito no passado tudo o que deixou de fazer, como seria hoje”?
    Eu responderia: Ela seria igual, ou melhor, pois com certeza não teve tempo de fazer todas as coisas boas, que ela julgava correto, até mesmo por falta de tempo.

    “Árvore que não nasce torta não precisa de escora”.

    Beijos,
    Tarcilio

    ResponderExcluir
  11. Dani,
    O grande o mistério da vida é saber como se comportar no presente, sem saber como será o futuro.
    As lembranças do passado, num presente tão limitado, com certeza gera dúvidas de como deveria ter sido o seu comportamento no passado.
    Para mim, no presente, o mais importante é você estar focado em si, vivendo com a maior qualidade possível, para que no futuro breve, você não tenha mais nenhum arrependimento.
    Não esqueça que apesar das suas limitações, você ainda está viva, e muitas pessoas se preocupam com você.
    Abs, Fábio

    ResponderExcluir
  12. Dani querida,
    Não lamente o que não foi. Regozije-se pelo que é e pelo que viveu até aqui. Como saber é a grande verdade e não questão. Sabe de fato só se tivesse sido vivido. Não foi por que não era para ser e pronto. Lembre-se somente de não lamentar. Beijos dessa sua tia torta.

    ResponderExcluir
  13. Eu e meu irmão éramos água e vinho... Guardadas as proporções, sempre fui essa moça que vc por um instante desejou ser... E meu irmão era o "caga na caixinha" (com perdão do termo, mas só pra conseguir explicar o quão certinho ele era).
    Essa diferença entre nós, no decorrer da vida trouxe muitos conflitos porque ele, como mais velho e papel de pai que exercia, ficava indignado com meu "jeito de viver a vida"... rs
    Depois de doente, por diversas vezes ele me disse: Isso aí! Saia, dance, tome os porres que precisar (com responsabilidade, óbvio), viaje... Olhe pra mim... Programas sempre saudáveis, comida saudável, tudo nos horários certos, e olha o que aconteceu!
    Mas o ponto é que ele era feliz vivendo daquele jeito, e eu do meu, e no frigir dos ovos, nesta situação não existe causa e consequência... A batalha foi dada, e o soldado tem é que lutar...
    E vc é uma ótima soldada! Acredite! Bjo

    ResponderExcluir