Família

Família

sexta-feira, 28 de março de 2014

SER DOENTE

Ontem, uma das minhas cuidadoras deixou que eu colocasse um short de pijama descosturado. Na hora de colocar a roupa, ela viu que o short estava descosturado e não me avisou, nem trocou a roupa. Eu só descobri o fato porque a minha sogra viu e me falou.

Eu fiquei muito brava e triste. Brava, porque a pagamos justamente para isso, cuidar de mim e o seu papel não foi cumprido. Triste, porque quando ela me disse que tinha visto o furo na hora de vestir a roupa e não tinha falado, nem feito nada, eu me senti péssima. Isso porque percebi um desleixo em sua voz do tipo "ela está doente mesmo, pode ficar com a roupa furada".

NÃO, NÃO POSSO!!! Antes de ser doente, EU SOU um ser humano. Não é porque estou acamada que preciso parecer uma mulambo. A minha auto-estima já está baixa, estou deprimida, e não devo ficar bagunçada. Nenhum doente deve! Baseada nessa minha experiência, peço que todos os cuidadores, pagos ou não, técnicos de enfermagem e parentes tenham atenção aos detalhes.  Mantenham a dignidade de seus pacientes. Deixem-nos limpos, com uma roupa boa, cheirosos e penteados.  Ah! Isso é importante... Não temos que ficar descabelados!

Nós agradecemos!!!

Beijos,
 
Dani.

7 comentários:

  1. Isso mesmo Dani! Não desista de continuar linda como sempre foi... Bjs

    ResponderExcluir
  2. Dani,
    Boa noite, conforme seja a permissão de Deus.

    Dani, das crises nascem as melhores soluções, nascem as calmarias, nascem as bonanças, nascem as fortunas, etc. Das dificuldades nascem os caminhos do sucesso da simplicidade do desembaraço, etc. Dos problemas nascem as decisões, as soluções, as qualidades, as felicidades etc. Dos erros nascem as verdades, as certezas, os acertos, etc.
    Tudo na nossa vida depende do foco. Se aproveitarmos o erro para, dai em diante, construirmos somente acertos e evitarmos que erros maiores aconteçam, que bom que o pequeno erro aconteceu.
    O texto que você escreveu pode parecer para algumas pessoas um ato de revolta, um fato absurdo de uma incompreensão imperdoável. Mais como tudo depende do foco, para mim foi maravilhoso. Pois, você não só deu o recado de quem o doente é, do que o doente precisa e de como o doente deve ser tratada. Tudo isto em decorrência de um pequeno “descosturado” de um pijama, graças a Deus um pequeno erro. Deste, você criou um manual de como deve ser tratado um doente, quem quer que seja.
    Por favor, vamos seguir o manual escrito por quem tem autoridade para fazê-lo:
    “....Antes de ser doente, EU SOU um ser humano. Não é porque estou acamada que preciso parecer um mulambo. A minha autoestima já está baixa, estou deprimida, e não devo ficar bagunçada. Nenhum doente deve! Baseada nessa minha experiência, peço que todos os cuidadores, pagos ou não, técnicos de enfermagem e parentes tenham atenção aos detalhes. Mantenham a dignidade de seus pacientes. Deixem-nos limpos, com uma roupa boa, cheirosos e penteados. Ah! Isso é importante... Não temos que ficar descabelados!”.
    Deus te proteja.

    Beijos,
    Tarcilio.

    ResponderExcluir
  3. Filha, essa realmente é vc. Concordando com o Tarcílio, esse seu texto é mais um manual de como se deve tratar um doente. Como é gratificante para mim quando chego na sua casa e vc tá bem cuidada, cheirosa, arrumada e com a pele hidratada. Devemos sim cuidar dos doentes com muito cuidado na higiene, no vestir e principalmente com respeito, carinho e amor. Te amo. Saudade grande. Que Deus te abençoe. Muita paz no coração. Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Concordo em número, gênero e grau com você. O ser humano merece sim todo o respeito, só por sermos humanos, deveríamos compreender isso e praticar, infelizmente não é o que geralmente ocorre.

    Buscamos sempre a perfeição, lembrando de seu perfeccionismo relatado em outras mensagens e caberia uma reflexão sobre isso, então encontrei um pensamento de Fernando Pessoa e gostaria de compartilhá-lo com você. Acho que temos uma ânsia por perfeição sim, eu também tenho, mas devemos refletir sobre a importância disso em nossas vidas...
    "Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos se a tivéssemos. O perfeito é o desumano porque o humano é imperfeito."
    Fernando Pessoa

    Acho que por isso ansiamos tanto por ela, por não poder tê-la. Mas também acho que é o que nos move, temos sim que buscar a perfeição, só que na busca sempre nos deparamos com imperfeições e devemos nos aprimorar sempre para encontrá-la mesmo que nunca a encontremos.

    Beijos...

    Suelene e família.

    ResponderExcluir
  5. Olá Dani. Estou conhecendo o seu blog e a convido a passar no meu. Você tem razão no que diz. Estar arrumada fisicamente eleva a autoestima. Estando doentes ou não temos sempre que nos preocupar com nosso estado de espírito. Prazer em te conhecer. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Dani, venho acompanhando seus textos, acho lindo a sua maneira de encarar tudo, somos imperfeitos e temos nossas limitações, por isso não se cobre. Tudo realmente tem um propósito, por mais que não entendamos. Você merece sim ser cuidada, bem tratada e não deve perder está vontade de estar bem nunca.

    ResponderExcluir
  7. Dani que texto fantástico! Você tem toda razão. Quando se lida com o ser humano respeitar a alteridade e necessidades pessoais se faz extremamente necessário como forma de respeito, amor e cuidado. Esses detalhes, que não são pequenos, é que fazem com que a pessoa se sinta mais humana e acolhida, por isso os profissionais que atuam com relações diretas com as pessoas devem trabalhar a sensibilidade do olhar para questões como as que citou no texto. Seus relatos são de grande valia para que as pessoas possam tomar conhecimento, de pelo menos uma parte, do que se é sentido perante esse terrível descaso.

    ResponderExcluir